Redução de custo ou Inovação Radical? – Estudo de Caso

A aposta de algumas montadoras tem sido, reduzir os valores gastos com acabamento, e a quantidade de itens de série dos veículos, para reduzir seu custo, mas existem algumas mentes brilhantes por ai que pensam o contrário, como é o caso da Tata Motors. Antes mesmo do seu lançamento, foi muito discutido pela promessa de custar a partir de 2.500,00 dólares americanos. Seu lançamento oficial ocorreu em 10 de Janeiro de 2008, mas, foi apenas disponível a venda no dia 23 de Março de 2009. E seu lançamento de vendas foi muito aguardado pois é um dos carros mais baratos do mundo. A empresa vem tendo dificuldades com sua fábrica em Singur, no estado de Bengali Ocidental. Segundo a imprensa internacional, o veículo será vendido, inicialmente, somente no território da Índia.

O lançamento de um veículo nesta faixa de preço recebeu críticas de algumas áreas da sociedade, que prevêem que a massificação de um veículo a combustão piore os níveis de emissão de gases poluentes, além de piorar o nível já caótico do trânsito das cidades.

Links Úteis

Bussines Plan – Download

Costumes Satisfaction – Download

Paper sobre o Desenvolvimento do Tata Nano – Download PDF

Tata Nano Catálogo – Download

Marketing Mananger – Link do livro

http://www.sajems.org/index.php/sajems/article/viewFile/628/290

[Link em Inglês] http://gtellis.net/Publications/NanoLesson.pdf

Deixe um comentário