Você já ouviu falar em Psicologia do consumidor?

123Qual a imagem transmitida a nós quando vemos em um comercial de televisão uma atriz famosa com a pele impecável dizer que usa diariamente o creme hidratante de determinada marca, ou quando temos por exemplo o anúncio de um perfume masculino em uma pagina de revista com várias modelos lindas ao fundo?

Não é de hoje que propagandas utilizam técnicas a manipular a percepção dos consumidores. A Psicologia do Comportamento do Consumidor procura  analisar os motivos das atitudes e motivações que levam à decisão de consumo. É sabido que os fatores que influenciam a decisão de compra e consumo no individuo são fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. A partir disso desenvolveu-se diversos estudos sobre Psicologia do Comportamento do Consumidor procurando analisar os motivos das atitudes e motivações que levam à decisão de consumo destes. Incluídos nesse ramo do conhecimento, estão os estudos da Psicologia da Personalidade buscando a compreensão do comportamento dos indivíduos e os estudos da Psicologia Social, tentando compreender o indivíduo como membro de um grupo, além das teorias motivacionais e cognitivas.

Na tentativa de seduzir os consumidores, o processo de persuasão tentará fazer com que surja inconscientemente um desejo, carência ou necessidade que só será suprida ou satisfeita com a compra do produto, ou seja, transformando a compra e seus benefícios em desejos e pulsões inconscientes que necessitam ser satisfeitos de maneira imediata, visando a obtenção de prazer. Desta forma, o indivíduo vai ser impulsionado a buscar tal produto.

Definindo a Publicidade como uma técnica de persuasão destinada a criar ou aumentar o desejo de adquirir este ou aquele produto, ou de recorrer a este ou aquele serviço, a Psicologia como a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, está totalmente ligada à Publicidade, pois ao estudar como o ser humano se comporta e o que internamente o leva a se comportar de tal maneira, acaba tendo teoricamente em mãos o material necessário para persuadi-lo.

Fontes:

Post completo: http://www.psicologiananet.com.br/o-que-e-psicologia-do-consumidor-psicologia-e-marketing/2916/

Link da imagem: http://nakeddragon.co.uk/archives/dr-david-hamilton-mind-over-matter/

 

Deixe um comentário